segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Pântano do Desânimo - O Peregrino John Bunyan (1628-1688)

O Pântano do Desânimo - O Peregrino John Bunyan (1628-1688)

No livro O Peregrino John Bunyan capitulo 2, Cristão descobre que tem que fugir da destruição esse entendimento finalmente o coloca na estrada, dando inicio a aventura com final certo de todo crente.
Em um outro texto falando sobre "fuga" mas escrito pelo mesmo John Bunyan o autor desenvolve o assunto tendo sábios homens que conheciam a Deus e mesmo assim, não brincavam com o perigo, antes fugiam quando era o certo a fazer!  

"Se Estiver em Seu Coração Fugir, Fuja"
Se alguém perguntar se podemos aproveitar as oportunidades para nos livrar do sofrimento, Bunyan responde:
Você pode fazer conforme estiver em seu coração. Se estiver em seu coração fugir, fuja. Se estiver em seu coração ficar firme, fique firme. Qualquer coisa, menos o negar a verdade. Aquele que foge, tem autorização para fazê-lo. Sim, a mesma pessoa tanto pode fugir como permanecer, dependendo da chamada e da obra de Deus em seu coração. Moisés fugiu, Êxodo 2.15; Moisés permaneceu, Hebreus 11.27. Davi fugiu, ISamuel 19.12; Davi permaneceu, ISamuel 24.8; Jeremias fugiu, Jeremias 37.11-12; Jeremias permaneceu, 38.17. Cristo retirou-se, Lucas 19.10; Cristo permaneceu, João 18.1-8. Paulo fugiu, 2Coríntios 11.33; Paulo permaneceu, Atos 20.22-23....
Há poucas regras neste caso. A própria pessoa está mais capacitada para julgar sua força atual, e qual a força deste ou daquele argumento em seu coração, para fugir ou ficar...       Não fuja por temor servil, mas porque fugir é uma ordenança de Deus, abrindo uma porta de escape, a qual é aberta por sua providência, e o escape, aprovado pela Palavra de Deus. Mateus 10.23...
Se, portanto, quando você tiver fugido, for apanhado, não fique desgostoso com Deus ou com o homem: não com Deus, pois você é servo dele, e sua vida e você mesmo lhe pertencem; e não com o homem, pois ele nada é senão a vara de Deus, a qual foi designada, neste aspecto, para lhe fazer o bem. Conseguiu escapar? Ria. Foi apanhado? Ria. Quero dizer, regozije-se, não importa os rumos que as coisas tomarem, pois a balança ainda está nas mãos de Deus.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário